O avanço das novas
tecnologias vem aumentando e inovando o processo de ensino –
aprendizagem que oportuniza o aluno a um aprendizado independente,
onde busca construir o seu conhecimento através de tecnologias, tais
como: internet, wiki, fórum, chat, vídeo-conferencia. Assim, o
professor e o aluno encontram-se separados no ambiente geográfico,
mas ligados por uma conexão.
Com as inovações as
escolas deixam de ser tradicionais e acompanham o modelo da educação
tecnológica. A Educação a Distância, também conhecida como
“online” vem aperfeiçoando e substituindo cursos presenciais
onde apresentam recursos que são considerados vantajosos como
horários flexíveis, onde o aluno pode acessar o vídeo de várias
lugares independente de ser seu ambiente, profissional, cultural e
familiar. Já no curso presencial existem horários a serem cumpridos
e caso haja falta o aluno é prejudicado por perder a explicação do
professor.
A modalidade “online”
não tem a finalidade de substituir ou competir com o ensino
presencial. O objetivo é somar ferramentas de ensino para que todos
tenham a oportunidade de aprender independente da localidade e
recursos, onde os acessos às aulas é mais restrito ou nenhum.
Considerada como uma forma de inclusão social que beneficia ainda
pessoas portadoras de deficiência físicas graves, deficientes
visuais (através de alguns livros falados e sistema Dosvox, entre
outros).
É necessário superar
barreiras e compreender a Educação a Distância como uma dimensão
pedagógica que facilitará as estratégias de ensino, em todos os
níveis de escolarização no ensino regular, fundamental, médio,
superior e na graduação e pós-graduação, contribuindo na
educação de jovens e adultos com necessidades especiais,
consolidando uma aprendizagem individual e de pesquisa.
Esta inovação poderia
ser inserida nas escolas de ensino fundamental, onde estas crianças
passariam a conhecer vantagens e desvantagens das novas tecnologias,
programas adequados ao ensino, professores capazes de usar a
tecnologia em favor do aprendizado, como forma de recurso não para
substituí-lo.
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