Curso de Formação Continuada de Professores para o AEE

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quarta-feira, 22 de maio de 2013

EaD:Novas Tecnologias para Aprendizagem

O avanço das novas tecnologias vem aumentando e inovando o processo de ensino – aprendizagem que oportuniza o aluno a um aprendizado independente, onde busca construir o seu conhecimento através de tecnologias, tais como: internet, wiki, fórum, chat, vídeo-conferencia. Assim, o professor e o aluno encontram-se separados no ambiente geográfico, mas ligados por uma conexão.
Com as inovações as escolas deixam de ser tradicionais e acompanham o modelo da educação tecnológica. A Educação a Distância, também conhecida como “online” vem aperfeiçoando e substituindo cursos presenciais onde apresentam recursos que são considerados vantajosos como horários flexíveis, onde o aluno pode acessar o vídeo de várias lugares independente de ser seu ambiente, profissional, cultural e familiar. Já no curso presencial existem horários a serem cumpridos e caso haja falta o aluno é prejudicado por perder a explicação do professor.
A modalidade “online” não tem a finalidade de substituir ou competir com o ensino presencial. O objetivo é somar ferramentas de ensino para que todos tenham a oportunidade de aprender independente da localidade e recursos, onde os acessos às aulas é mais restrito ou nenhum. Considerada como uma forma de inclusão social que beneficia ainda pessoas portadoras de deficiência físicas graves, deficientes visuais (através de alguns livros falados e sistema Dosvox, entre outros).
É necessário superar barreiras e compreender a Educação a Distância como uma dimensão pedagógica que facilitará as estratégias de ensino, em todos os níveis de escolarização no ensino regular, fundamental, médio, superior e na graduação e pós-graduação, contribuindo na educação de jovens e adultos com necessidades especiais, consolidando uma aprendizagem individual e de pesquisa.
Esta inovação poderia ser inserida nas escolas de ensino fundamental, onde estas crianças passariam a conhecer vantagens e desvantagens das novas tecnologias, programas adequados ao ensino, professores capazes de usar a tecnologia em favor do aprendizado, como forma de recurso não para substituí-lo.

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