Os recursos de Tecnologia Assistiva podem variar de uma simples bengala a um
complexo sistema computadorizado. Estão
incluídos brinquedos e roupas adaptadas,
computadores, softwares e hardwares
especiais, que contemplam questões de
acessibilidade, dispositivos para adequação
da postura sentada, recursos para mobilidade
manual e elétrica, equipamentos de
comunicação alternativa, chaves e
acionadores especiais, aparelhos de escuta
assistida, auxílios visuais, materiais
protéticos e milhares de outros itens
confeccionados ou disponíveis
comercialmente.
O computador e a internet fazem parte das atividades cotidianas dentro e fora da escola. Todos podem acessar informações em sites e bibliotecas digitais, pesquisas individuais ou em grupos, desenvolver várias habilidades e usar variedades de ferramentas, exemplos: emails, fóruns, blogs e outros.Ou seja, promove uma integração através das redes sociais.
Recursos de acessibilidade ao computador: Equipamentos de entrada e saída
(síntese de voz, Braille), auxílios alternativos de
acesso (ponteiras de cabeça, de luz), teclados
modificados ou alternativos, acionadores, softwares
especiais (de reconhecimento de voz, etc.), que
permitem as pessoas com deficiência a usarem o
computador.
Os recursos de Tecnologia Assistiva para acesso ao computador classificam-se em três grupos:
1- Adaptações físicas ou órteses.
1- Adaptações físicas ou órteses.
São todos os aparelhos ou adaptações fixadas e utilizadas
no corpo do aluno e que facilitam a interação do mesmo com
o computador.
2- Adaptações de hardware.
São todos os aparelhos ou adaptações presentes nos
componentes físicos do computador, nos periféricos, ou
mesmo, quando os próprios periféricos, em suas concepções
e construção, são especiais e adaptados.
3- Softwares especiais de acessibilidade.
São os componentes lógicos das TIC quando construídos
como Tecnologia Assistiva. Ou seja, são os programas
especiais de computador que possibilitam ou facilitam a
interação do aluno com deficiência com a máquina.
A utilização destes recursos privilegiam algum órgão do sentido. Podendo ser aproveitadas pelos alunos para a construção de estratégias para superar suas barreiras, podendo promover uma melhor acessibilidade e sua relação com a promoção da cidadania.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Ministério da Educação - MEC. Livro Acessível e Informática Acessivel.
SCHIRMER, Carolina Rizzotto. TECNOLOGIA ASSISTIVA E INCLUSÃO.
Oi Cirlene!
ResponderExcluirPostagem bem diversificada sobre as TAs que podemos utilizar como ferramentas de acordo com cada contexto no AEE.
Eu utilizo constatemente o TECLADO COLMÉIA EM ACRÍLICO,pois tenho um aluno com DF com mobilidade motora reduzida no seu lado direito.
Hoje em dia temos uma diversidade muito grande de softwares. Acho que todas nós fazemos uso constantemente dessas TAs e os alunos geralmente gostam muito de utilizar.
ResponderExcluirÓtima pesquisa, Cirlene!
Valeu! Gostei a maneira que você expressou os Recursos de Tecnologia Assistiva para acesso ao uso do computador,já que o mundo vem exigir de cada um de nós um saber voltado para para o meio virtual.Gostei também de você ressaltar a importância dos órgãos dos sentidos na busca da promoção da cidadania.
ResponderExcluirParabéns!!!