Curso de Formação Continuada de Professores para o AEE

Espaço para compartilhar informações relativas ao Atendimento Educacional Especializado - AEE

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Recursos e Estratégias em baixa tecnologia para apoiar o aluno com TGD em seu desenvolvimento

Recursos na Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA)

Recursos destinados as pessoas sem fala ou sem escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade e/ou escrever (BERSCH & SCHIRMER, 2005).

Os recursos devem ser selecionados de forma personalizada e levam em consideração várias características que atendam às necessidades deste usuário. Podendo ser utilizado em todo ambiente escolar e familiar, facilitando assim a compreensão e a aproximação dos mesmos na utilização posterior deste recurso. Devendo ser confeccionado pelo professor do Atendimento Educacional Especializado - AEE em parceria com o professor da escola comum, com a família e com outros profissionais, que atuam conjuntamente com o aluno.

O professor do AEE avaliará a atuação em CAA, verificando a evolução e sua intervenção junto ao aluno e no contexto escolar.

Exemplo de recursos de comunicação:
  • Cartões de comunicação
  • Pranchas de comunicação
  • Pastas de comunicação
  • Carteiras de comunicação e chaveiros de comunicação
  • Mesa com prancha
  • Colete de comunicação
  • Agenda de comunicação
  • Calendário e quadro de atividades
  • Entre outros.



 Cartões de Comunicação - Descrição de imagem:
A imagem apresenta vários cartões de comunicação com símbolos gráficos representativos de mensagens. Os cartões estão organizados por categorias de símbolos e cada categoria se distingue por apresentar uma cor de moldura diferente.





 Prancha de Comunicação - Descrição de imagem:
Visualiza-se uma prancha de comunicação com dezoito símbolos gráficos PCS cujas mensagens servirão para escolher alimentos e bebidas.
  
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

SARTORETTO, Maria Lúcia. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão: recursos pedagógicos acessíveis e comunicação aumentativa e alternativa. Brasília: Ministério da Educação, Secretária de Educação Especial; Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2010.


3 comentários:

  1. Olá Cirlene!!

    Parabéns pela bela postagem!!

    Temos uma gama de recursos tecnológicos para pessoas com TEA, mas faz-se necessário selecioná-los de forma personalizada, como você
    bem disse, para não corrermos o risco da mecanização e da falta de interação entre os pares.

    ResponderExcluir
  2. Olá Cirlene!

    É realmente muito útil o trabalho com cartões de comunicação e pranchas de comunicação para alunos TEA, visando amenizar as dificuldades de comunicação que os mesmos apresentam.
    Parabéns por esta bela postagem!

    ResponderExcluir
  3. Olá Cirlene!

    Parabéns, Cirlene pela excelente postagem das pranchas de comunicação. Os símbolos facilita esse processo de interação e comunicação da criança, sem contar nas estratégias que o texto disponibiliza.

    Abraço!

    ResponderExcluir