“O modelo
dos modelos”, de Italo Calvino, nos impulsiona a repensar nas práticas
pedagógicas que utilizamos enquanto professores do Atendimento Educacional
Especializado, revendo o quanto é importante compreender o todo, analisar cada
deficiência é parte do processo para conhecer o próprio aluno.
A inclusão requer uma aceitação, há muito tempo pessoas com deficiências vem
procurando espaço na sociedade, e que muitas vezes lhes é negado, devido ao
preconceito e a falta de adaptações adequadas as suas limitações.
O texto apresenta as mudanças a partir do modelo perfeito. A regra do senhor
Palomar, chegou a “dissolver os modelos, ou até mesmo para dissolver-se a si
próprio”.
Revendo
os modelos, nos encontramos cheios de diferenças entre o certo e o errado, o
sim e o não,pessoas com qualidades, habilidades, competências e limitações.
O trabalho do AEE abre portas para o primeiro passo a aceitação e para o
reconhecimento das transformações e das modificações no processo de inclusão,
criando alternativas capazes de desenvolver autonomia para uma vida melhor, o
modelo deve ser superado com inovações, garantindo uma independência específica
de cada aluno.
Portanto, não há
modelos perfeitos, cabe a nós modificá-los e transformá-los de acordo com cada
realidade, para que todos se sintam parte de um meio inclusivo e social.
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